sábado, 12 de março de 2011

QUEM ERA LÚCIFER ANTES DE SE TORNAR SATANÁS – 3ª PARTE





















PARTE III

O SEOL DE LÚCIFER - SUA NOVA RESIDÊNCIA

“...Já foi derrubada no Seol a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão.” – Isaías 14:11

O que é o Seol mencionado pelo profeta Isaías, e qual sua relação com Lúcifer?


Do hebraico SHE´OWL, este é o lugar dos criminosos, dos mortos, lugar onde não há elogios de Deus, lugar de exílio. Por causa da ousadia de Lúcifer este foi exilado “para todo sempre” da presença de Deus. O som das “violas” são os louvores de Lúcifer que Deus rejeitou e empurrou para baixo juntamente com ele. A partir deste momento Deus não recebe nenhum tipo de louvor que venha da parte de Lúcifer ou de qualquer seguidor seu. Deus amaldiçoou Lúcifer de forma que ele seria um ser tão decadente que se deitaria sobre os vermes, e descansaria em cima de vermes, para sempre.


A palavra Seol ou Sheol em algumas traduções bíblicas aparece 66 vezes no Velho Testamento. Seol também significa “estado de morte”, lemos sobre isto em Salmos 6:5 “...Porque na morte não há lembrança de ti; no Seol quem te louvará?”



Seol também significa “inferno”, lemos sobre isto em Jó 26:6 “...O inferno está nu perante ele, e não há coberta para a perdição.” E também significa lugar de corrupção, sobre isto lemos em Salmos 16:10 “...Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.”


O Seol também é conhecido por “MAWET” ou “Reino do Morto”, e este é um lugar que tem:


CAMINHO – Provérbios 5:5 diz “...Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno.” A palavra “caminho” no hebraico é “TSA´AD” e significa um espaço como um tubo que leva a algum lugar.


PORTAS e PORTÕES – Salmos 9:13 diz “...Tem misericórdia de mim, Senhor, olha para a minha aflição, causada por aqueles que me odeiam; tu que me levantas das portas da morte”. Em Jó 38:17 também lemos “...Ou descobriram-se-te as portas da morte, ou viste as portas da sombra da morte?



HABITANTES PERMANENTES – Marcos 9:43-44 diz “... E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.”




CHAVES – Apocalipse 1:18 diz “...E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” A palavra “chave” no grego (linha em que foi escrita as cartas do Apocalipse de João) é “KLEIS” e significa chave literalmente.
A Bíblia a afirma que o Seol / Sheol / Inferno têm uma localização, ou seja, existe em um lugar real. A Bíblia diz que para acessar o Seol, basta “descer”!

Em Efésios 4:9 diz “...Ora, isto—ele subiu—que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?” – O Seol é um lugar que existe nas regiões mais baixas, impossível de ser calculado. O profeta Isaías diz em 14:15 “...E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.”


O Seol/Inferno é guardado por um ser chamado “THANATOS” ou se preferir “Morte”. Este ser tem um aguilhão e através deste traz seres para este lugar de tormento. A “Morte” passou a ter direitos sobre toda a criação, uma vez que ela foi corrompida. Tanto é que Deus disse a Adão em Gênesis 2:17 “...Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” O trecho “certamente morrerás” pode ser traduzido também para “e conhecereis a Morte”.


A Bíblia nos diz que todos os que morriam iam para o Seol. Logo este lugar tinha dois compartimentos por assim dizer, um para os íntegros e santos e outro para os maus e perdidos. O lugar para os íntegros e santos de Deus era chamado de “Seio de Abraão” (leia Lucas 16:23).


Até antes da morte e ressurreição de Cristo, nenhum de seus fiéis tinha ido para o céu, pois estavam aguardando o seu Resgatador Eterno, Jesus Cristo. Em Efésios 4:8-10 lemos “... Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens. Ora, isto—ele subiu—que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.” .


O texto acima informa que Jesus desceu até o Seol / Inferno para tirar seu povo que ali aguardavam durante séculos, para levá-los para fora do cativeiro, cumprindo uma profecia de Davi descrita em Salmos 68:18 “...Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles.”


Depois que Cristo morreu (fisicamente) e venceu o aguilhão da Morte, e levou com ele para o céu os que estavam no Seol (Seio de Abraão), os que se convertem a Ele e morrem, vão hoje diretamente para o céu.


HADES – Lucas 16:23 diz “...E no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.” Hades significa “região dos espíritos perdidos”. A palavra Hades aparece outras quatro vezes na Bíblia. Leia Mateus 11:23 e 16:18. Leia também Lucas 10:15 e 16:23.

Um ponto muito importante sobre este “Hades” é que ele tem portas. Em Apocalipse 1:18 diz “...E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do Hades". Muitos acreditam (e eu também creio) que o Hades é o primeiro degrau do Seol, do Inferno, e foi para lá que Jesus foi após sua morte física, para mostrar-se vitorioso, pegar as chaves e tirar de lá os santos que o esperavam, sobre isto lemos em Atos 2:27 “...Pois não deixarás a minha alma no Hades, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção” e verso 31 “...Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu a corrupção.”


Caro leitor, sobre o tema Lúcifer, ainda tenho informações a passar assim como também sobre outros lugares do Inferno, um outro inferno que ainda não existe mas Deus o criará, sobre os demônios e sobre as figuras, a nova figura de Lúcifer, que passa a ser conhecido por “adversário de Deus” ou Satanás.


GABRIEL - O GUERREIRO DE DEUS

Ao lado de Lúcifer, ainda no céu quando servia a Deus, existiam outros dois poderosos anjos, e que a Bíblia os nomeia de Gabriel e Miguel. Mas quem eram eles e o que faziam? Rapidamente farei uma breve descrição destes dois poderosos seres criados pelo Deus Altíssimo.


“Gabriel” em hebraico é “GABRY´EL” e significa “Guerreiro de Deus” ou “Homem de Deus”. Na Bíblia notamos o papel que Gabriel tinha e que era de suma importância: levar mensagens de Deus a alguém. Gabriel foi usado por Deus para levar mensagens a Daniel, Zacarias e Maria mãe de Jesus, e seu nome aparece nas seguintes referências bíblicas:


Daniel 8:16 “... E ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou, e disse: Gabriel, dá a entender a este a visão...”


Daniel 9:21 “...Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde...”


Lucas 1:19 “...E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas...” 
.
Lucas 1:26 “...E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré...”


MIGUEL - QUEM É COMO DEUS?

“Miguel” em hebraico é “MIYKA´EL” e significa “Quem é como Deus?” ou “O que é como Deus”. Podemos notar claramente na Bíblia o papel que Deus deu a seu anjo Miguel: guardar o povo de Israel. Miguel, conforme iremos ler em alguns trechos da Bíblia é chamado de “um dos primeiros príncipes”, dando a entender que talvez o anjo Miguel tenha sido a primeira criatura da raça de anjos a ser criado. Seu nome aparece nas seguintes referências bíblicas:


Daniel 10:13 “...Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia...”


Daniel 10:21 “... Mas eu te declararei o que está registrado na escritura da verdade; e ninguém há que me anime contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe...”


Daniel 12:1 “... E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro...”


Apocalipse 12:7 “...E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos...”

Temos agora um pouco mais de informação de que eram Gabriel e Miguel, e também dos dois últimos estudos, a pessoa de Lúcifer. Gabriel e Miguel escolheram a fidelidade, submissão e dependência de Deus, já Lúcifer escolheu o caminho oposto destes dois anjos. Miguel e os demais anjos lutaram para evitar que a Santidade fosse profanada por Lúcifer e seu exército.


Com o passar do tempo a ciência acabou com os anjos do céu. O conhecimento de que estes serem habitam no céu e agem tanto nos ares quanto na terra foi eliminado com o passar do tempo, e logo estes seres foram misturados com fadas e duendes, tratando-os com pouca importância e seriedade, trazendo a figura dos anjos total descrédito pela humanidade. Anjos e demônios passaram de figuras reais a personagens fictícios de esoterismo.


 “...Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência...” e “... Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?”

Veja que quando Deus criou o mundo, a terra, as estrelas (os anjos) louvavam e glorificavam a Deus. Logo Deus não estava sozinho quando fez a terra. Ele estava acompanhando de seu Filho, de seu Espírito e dos anjos que viam sua grandiosa obra.


Postado por Edson Novaes é membro da IGREJA BATISTA desde 1989, atuando como organista, pianista e palestrante de temas bíblicos.
http://abibliatinharazao.blogspot.com/2008/08/quem-era-lcifer-antes-de-se-tornar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário