quarta-feira, 23 de março de 2011

NASA disponibilizará dados sobre objetos em rota de colisão com a Terra

NASA disponibilizará dados sobre objetos em rota de colisão com a Terra
Redação do Site Inovação Tecnológica - Além do site, foi disponibilizada uma conta no Twitter e uma ferramenta para incluir as últimas notícias sobre o assunto em blogs e sites. [Imagem: NASA]

A NASA anunciou que disponibilizará na Internet todas as informações disponíveis sobre objetos espaciais em rota de colisão com a Terra, os chamados NEO (Near-Earth Objects).
O site, chamado Asteroid Watch (Observatório de Asteroides) será a primeira fonte centralizada de informações sobre o risco de colisões com a Terra de asteroides e cometas que aproximam-se constantemente do nosso planeta e será atualizado continuamente.
Além do site, foi disponibilizada uma conta no Twitter, para quem quiser acompanhar as últimas notícias sobre os possíveis impactos de forma contínua, além de uma ferramenta para incluir as últimas notícias em blogs e sites.

Fascinação do público
"A maioria das pessoas tem fascinação com os objetos celestes que se aproximam da Terra," disse Don Yeomans, coordenador do projeto. "E eu tenho que concordar com eles. Eu tenho estudado esses objetos por mais de 30 anos e eu os acho cientificamente fascinantes, e uns poucos são potencialmente perigosos para a Terra."
O objetivo do Observatório de Asteroides, segundo Yeomans, será manter o público atualizado com as mais recentes e precisas informações sobre o assunto, incluindo os novos dados constantemente coletados pela NASA e por seus parceiros.
Isso incluirá as últimas novidades nas pesquisas científicas sobre os asteroides e cometas, e não apenas os eventos que representem riscos de colisão com a Terra.

Monitoramento de impactos no Brasil
O Brasil está para inaugurar o seu sistema demonitoramento de asteroides em rota de colisão com a Terra, chamado Projeto Impacton.
O telescópio usado no Impacton está sendo instalado na cidade de Itacuruba, em Pernambuco. O equipamento possui um espelho de um metro de diâmetro e será totalmente automatizado e operado a distância, a partir do centro de controle do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro.
O site Asteroid Watch pode ser visitado no endereço www.jpl.nasa.gov/asteroidwatch e a conta no Twitter é twitter.com/asteroidwatch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário