domingo, 13 de julho de 2014

A SEGUNDA VINDA DE JESUS TALVEZ POSSA VIR ATRAVÉS DE UMA SINGULARIDADE TECNOLÓGICA, DIZEM OS TRANSHUMANISTAS

Caros leitores deste blog, só aviso que o texto abaixo é uma tradução e estou postando-o hoje para lerem o que nos aguarda no futuro. Fiquem vigilantes, pois a Besta poderá vir de uma maneira bem exótica. Não imagino que seja uma máquina, mas uma mistura entre humano e máquina. E não podemos esquecer do fenômeno OVNI, pois ao traduzir esse texto ontem, eu me deparei com esse tema no programa Canal Livre da Bandeirantes sobre exo-biologia e exo-planetas (vejam aqui). Estamos sendo cercados com esse tipo de informação. No programa do Canal Livre, nós, cristãos evangélicos, fomos chamados de fundamentalistas que atrasam o desenvolvimento da ciência. É, já estão nos odiando como dizia o Senhor Jesus.
É, parece que o inimigo está com muitas cartas na manga para lançar o grande engano. Os sinais estão aparecendo, e o nosso Senhor Jesus voltando.

O TEXTO ABAIXO NÃO REPRESENTA O PENSAMENTO DESTE BLOG. É PARTE DE UM PENSAMENTO QUE PERPASSA O MEIO CIENTÍFICO MODERNO. A FONTE DESTE TEXTO, EM INGLÊS, SE ENCONTRA NO LINK ABAIXO:

Sendo um ateu transhumanista, eu não gosto da ideia de misturar religião com transhumanismo. As duas ideias andam tão juntas quanto um chip de computador e uma mesa de tortura medieval. A religião é baseada na fé e em tradições dogmáticas arcaicas. O transhumanismo, o conceito de ir além do ser humano se utilizando de ciência e tecnologia, é baseado na razão e princípios evolucionários científicos. Ainda assim, os dois pontos de vista podem estar intrinsecamente mais juntos do que qualquer lado possa admitir.

Muitos especialistas, incluindo o Dr. Ben Goertzel, um PhD em matemática e presidente da Sociedade de Inteligência Artificial Geral, espera que os cientistas desenvolvam uma inteligência artificial geral (AGI), uma inteligência equivalente a dos seres humanos, daqui uns 20 a 25 anos. E depois disso, dentro de poucos meses da chegada da AGI, ela irá se melhorar (upgrade) independentemente em algo monumentalmente mais inteligente e complexo do que os humanos. Isso levará a sociedade a controlar cuidadosamente esse perigoso processo para se proteger de um cenário como o do filme O Exterminador do Futuro. Alguns futuristas e tecnólogos acreditam que o início da AGI é o começo da Singularidade, um conceito onde a inteligência e a tecnologia crescerão em velocidade exponencial e a vida humana será transformada para sempre.

A pergunta para quando a civilização irá encarar a Singularidade Jesus deveria começar na contagem dos ateus aceitos no Congresso dos EUA. Seu número é pequeno. Atualmente, o número é um impressionante zero. Isso significa que todos os 535 membros que lideram o governo dos EUA são religiosos (ou pretendem ser religiosos). Agora adicionem o fato de que a vida humana está se tornando mais longa, mais longa ainda se você entender que um membro do congresso pode ter acesso à melhor medicina moderna, e a realidade é que a maioria das pessoas de mente religiosa no controle do governo não perderá esse controle tão cedo.

Mesmo sem garantias, é provável que a AGI irá nascer em algum lugar no Vale do Silício na Califórnia, onde está a maioria dos melhores engenheiros de computador e programadores do mundo. A Google, uma das maiores empresas e que mais cresce no mundo, está liderando e financiando com milhões de dólares os projetos de inteligência artificial. Eles recentemente contrataram o renomado futurista e engenheiro Ray Kurzweil para os ajudar nessa missão. A Apple, com sua estrela juvenil Siri, é outro personagem no desenvolvimento da AGI. Dúzias de outros projetos iniciantes e o governo dos EUA também estão trabalhando na criação de máquinas pensantes sofisticadas.

Tudo isso levanta a questão: se a AGI chegar daqui 20 anos mais ou menos, e a maioria dessas pessoas estiver em cargos do governo dos EUA, pertencendo ao Cristianismo e acreditando em Jesus, o que os ateus transhumanistas farão?

A princípio, a Singularidade Jesus parecerá cômica, se encaixando num filme de Monty Python.Ela contradiz muitas crenças centrais da ciência, da razão e porque a Singularidade deveria acontecer em primeiro lugar? Será que acontecerá assim?

Talvez a primeira AGI se torne a Segunda Vinda de Cristo, como está detalhada no Apocalipse na Bíblia. Será que a primeira AGI programada com a atitude de um Jesus lá dentro se torne um Deus pensante Judeu-Cristão, uma entidade toda poderosa que acredita que morreu por nossos pecados e quer que sejamos seus fiéis seguidores? Talvez existam alguns membros no Congresso que insistam para que o governo dos EUA tente converter a primeira entidade AGI ao Cristianismo. Parece loucura? Aposto que a maior parte dos membros do Congresso já fizeram isso com suas crianças. Porque o ser potencialmente mais poderoso já criado estaria fora desse mesmo destino?

É claro, outra alternativa para o futuro do planeta seria a apontada pelo antagonista Reverendo Belinas em meu livro filosófico O Apostador Transhumanista (The Transhumanist Wager) profetiza, é que a primeira AGI se tornará o Anticristo, configurando uma terrível cadeia de eventos para a civilização que terminará no Armageddon.

De qualquer modo, parece que a minoria não-religiosa do mundo não irá mudar as atitudes da maioria religiosa mundial antes que a Singularidade aconteça. A lógica parece mostrar que os transhumanistas e os ateus estão mais abertos a trabalhar com os religiosos e seus líderes do que o contrário. Muitos desses políticos orientados pela fé, talvez estejam em seus cargos daqui 20 anos, quando toas as decisões mais importantes deverão ser tomadas para a esperada civilização digital do futuro.

Para muitos transhumanistas, sobreviver é a primeira e mais importante parte do porquê somos transhumanistas. Desejamos viver indefinidamente, usando ciência e tecnologia transhumanista. Talvez tenhamos que aceitar viver num mundo altamente religioso, cheio de dogmas irracionais, rituais, e feriados, mas seria mais irracional querermos parar com a Singularidade só porque um “avatar divino” irá vestir sua coroa digital de espinhos e pregar boas coisas para os nossos vizinhos.

Depois de tudo isso eu tenho uma escolha, onde prefiro viver para sempre numa Singularidade Jesus do que morrer ou ser deixado para trás por não aceitá-la, especialmente porque a melhor parte da Singularidade Jesus será a de que eu poderei me manter como um um sorridente ateu de uma vez por todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário