Posted
on July 31, 2010by apologeticos2013
El
Shalom,
Não
é a intenção de este artigo afirmar que a igreja de Jesus Cristo deve
voltar à época da lei e praticar certos costumes judaicos descritos
na Torá (“pois tudo já foi decidido pelo apóstolo em
Atos 15 e chancelado pelo poder do Espírito Santo Atos 15:28 e isto é fato!”), (
A Torá é sempre e será eterna para os judeus crentes
até a volta de Yeshua) mas este estudo aqui foi escrito para que apenas os
irmãos e as irmãs crentes no Senhor Jesus Cristo, compreendam alguns fatos
relacionados com a vinda de Jesus que estará em estreita conexão com as
festas judaicas de outono em Israel. Jesus Cristo era judeu e
como judeu já cumpriu na cruz fielmente e integralmente a
maior parte da lei de Moisés, e cumprirá o restante da lei integralmente na sua
segunda vinda, como você pode verificar neste estudo logo a seguir.
Eu
digo que é muito difícil compreender as profecias na Bíblia, a menos que você
tenha uma compreensão judaica das festas judaicas e
as expressões idiomáticas judaicas doprimeiro
século época de Jesus e os apóstolos, pois eram todos judeus
seguidores da Torá (Pentateuco) e do Tanach (V.T.). Por
exemplo, considere Atos 21 e Coríntios 13:12 que
diz:
Atos
21:19,25
19 E,
havendo-os saudado, contou-lhes uma por uma as coisas que por seu ministério
Deus fizera entre os gentios. 20 Ouvindo eles isto, glorificaram a Deus, e disseram-lhe: Bem vês, irmãos, quantos
milhares há entre os judeus que
têm crido, e todos são zelosos da lei; gregos,
ouviram a palavra do 21 e têm sido informados a teu respeito que ensinas
todos os judeus que estão entre os gentios a se apartarem de Moisés, dizendo
que não circuncidem seus filhos, nem andem segundo os costumes da lei. 22 Que se há de fazer, pois? Certamente saberão que és
chegado. 23 Faze, pois, o que te vamos dizer: Temos quatro
homens que fizeram voto; 24 toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze
por eles as despesas para que rapem a cabeça; e saberão todos que é
falso aquilo de que têm sido informados a teu respeito, mas que também tu mesmo [PAULO] andas corretamente, guardando a lei. 25 Todavia, quanto aos gentios que têm crido
já escrevemos, dando o parecer que se abstenham do que é
sacrificado a os ídolos, do sangue, do sufocado e da prostituição. At 15:23; Ex 20:3; 1Co 8:1; Gn 9:4;
Coríntios
13:12
“Porque
agora vemos por espelho em enigma,
mas então veremos face a face.”
Para
aqueles judeus crentes do primeiro século, a frase “face a face“,
foi uma expressão para a festa de Yom Kipur (como
será explicado mais adiante neste artigo).
Mateus
13:10,32
10 E
chegando-se a ele os discípulos, perguntaram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?
11 Respondeu-lhes
Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos
céus, mas a eles não lhes é dado; 12 pois ao que tem, dar-se-lhe-á, e terá em
abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. 13 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles,
vendo, não vêem; e ouvindo, não ouvem nem entendem. 14 E neles se cumpre a profecia de Isaías,
que diz: Ouvindo, ouvireis, e de
maneira alguma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira alguma percebereis. ;
A
declaração de Jesus que “ninguém sabe o
dia ou hora, mas somente
o Pai“, é freqüentemente utilizada como um cassetete (de
polícia) para bater quem ousa sugerir uma possível data para o
arrebatamento e que se deve ficar em um silêncio mortal sobre este assunto. É
bastante olhar sobre um único verso de prova e dizem que você não deveria nem
sequer pensar e nem sequer considerar de sugerir uma possível data, mas, na
verdade, tal postura é contrária a todo o conselho de Deus. Veja o
porquê?
Então
já sabemos pelas Escrituras que Jesus Cristo falava por ‘parábola’
quando disse emMateus 24:36.
36 Daquele dia
e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem
o Filho, senão só o Pai…ou
42 Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; 43 sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa, Mt 24:44 Por isso ficai também vós apercebidos; porquenuma hora em que não penseis, virá o Filho do homem.
“vós apercebidos” [aqui no dicionário diz: vigilantes], aquele
que vigia e não dorme, pois quando este vê algo
estranho no condomínio logo liga para polícia.
Em Mateus
24:50 diz:
45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que
o senhor pôs sobre os seus serviçais, para a tempo dar-lhes o sustento? Mt
25:21; Lc 12:42; 46 Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor,
quando vier, achar assim fazendo. 47 Em verdade vos digo que o porá sobre todos
os seus bens. 48 Mas se aqueleoutro, o mau servo, disser no seu coração: Meu
senhor tarda em vir, 49
e começar a espancar os seus conservos, e a comer e beber com os ébrios…
AQUI UMA CONDIÇÃO “MAS SÉ” que o
termo é VIGILÂNCIA e mais a
observância.
50 virá o senhor daquele servo, num dia em que não o espera, e numa hora de que não sabe, 51
e cortá-lo-á pelo meio, e lhe dará a sua parte com os hipócritas; ali haverá
choro e ranger de dentes. Mt 8:12; Mt 13:42; Mt 22:13; Mt 25:30; Lc 13:28;…
MAS SE, este
servo se comportar de outra maneira de que
não o outro e mal servo acima nos verso 48, mas se este seguir fielmente os conselhos do Senhor?
Prevalece estas mesma condição de punição também para o
bom servo fiel e pruidente e “Bem-Aventurado” dos verso 45
a 47 de que Ele virá numa hora que este servo fiel e prudentenão
sabe?
Esta
condição de que o mau servo que não a Ele espera e a
hora que ele [mau servo] não sabe o dia e a hora, é porque além dos ditos de
Jesus no verso 48 sobre o mau servo fazia, ele também provavelmente
deixou de vigiar dito por Jesus no verso 42. “Vigiai,
pois, porque não sabeis em que dia”…
Além
disso, parece que quando as passagens de ‘VIGIAI‘
e ‘NÃO SABEIS O TEMPO’ foram
escritas, não poderiam ter qualquer possibilidade de se tratar da iminência a qualquer momento. Entre
outras coisas, Jesus indicou aos primeiros discípulos que Sua vinda seria adiada por certo tempo.
Este parece ser o ensino de pelo menos três de Suas parábolas:o nobre que
foi para um país distante (Lc 19:11,27), as virgens prudentes (ver
Mt 25:5) e os talentos (Mt 25:19).
A
parábola dos servos pressupõe um
período de atraso durante o qual pode ser estabelecida a
qualidade genuína dos servos (Lc.12:41,48 ; Mt.24:45-51). Quando o
mestre adiou a sua volta, o servo falso
tornou-se descuidoso, e o
servo fiel continuou a
esperar e a vigiar com fidelidade.
Por
isto que está escrito para igreja de Sardes:
Apocalipse 3:3
3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
Aqui Jesus disse SE NÃO VIGIARES NÃO SABERÁS. MAIS O SENTIDO É DIZER SE VOCÊ VIGIAR NÃO VIREI A VOCÊ COMO LADRÃO. Você não será pego de surpresa!
Paulo
entendendo isto disse:
1 Mas, irmãos, acerca dos tempos [Mo’ed] e das épocas não necessitais de que se vos escreva: 2 porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; Mt 24:43; 2Pe 3:10; Ap 3:3; Ap 16:15;
3 pois quando [ELES do mundo não a igreja] estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. 2Ts 1:9;4 .
Ai Paulo muda para VÓS igreja..
Mas vós [igreja], irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão,vos surpreenda; Ef 5:8;5
porque
todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite
nem das trevas; Lc 16:8; Ef 5:8; Rm 13:12; 6 não durmamos, pois, como os
demais, antes vigiemos e sejamos
sóbrios. Rm 13:11; Rm 13:13; Ef 5:14; Lc 21:36; 1Co 15:34; 7 Porque
os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite; 8mas nós, porque somos do dia, sejamos
sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a
esperança da salvação; Is 59:17; Ef 6:14; 9 porque Deus não nos
destinou para a ira , mas para alcançarmos a salvação
por nosso Senhor Jesus Cristo, 10 que morreu por nós, para que, quer vigiemos,
quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Rm 14:7; 2Co 5:15; Gl 2:20; 1Pe 4:2;
11 Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na
verdade o estais fazendo.
OBS: A IRA de Deus aos impôs e chamado pela palavra grega THYMOS, referindo a ímpios (Ap.18:8 vem sobre a Babilônia; Ap 14:19 e 19:15 vem sobre os exércitos em Armagedom; em Ap 15:1,7 e Ap 16:1,19 sobre os habitantes da terra.
Agora
a IRA que usa a palavra grega ORGE, cai somente
sobre os ímpios, nunca sobre os justos (Jo 3:36; Rm 1:18;
2 Tes 1:8; Ap 6:16; 14:10; 16:19;19:15).
Positivamente,
é declarado que os crentes são: ‘por ele (Cristo) salvos da ira (Rm
5:9), “livres da ira vindoura (1Tes 1:10), ‘não
destinados para ira’ (1 Ts 5:9).
Em
contraste com isto, no entanto, há o conceito de tribulação denotado pelo
substitutothilipsis e o verbo thlibo. Das cinquenta e
cinco ocorrências desta palavra no N.T.,quarenta e sete têm condição
com a tribulação que será suportada pelos santos. Somenteduas vezes a
palavra se refere à ira de Deus contra os pecadores (Rm 2:9; 2
Tes 1:6), e em nenhum destes dois casos se refere a ira de
Deus contra os pecadores durante a septuagésima semana de Daniel. No contexto
da septuagésima semana, tribulação se refere à perseguição dos santos (Mt.
24:9,21,29 ; Mc 13:19,24, Ap 7:14). “A
tribulação, portanto, não é a ira de Deus contra os pecadores, mas sim a ira de
satan (Satanás), do anticristo e dos ímpios contra os santos”.
…E, se não vigiares…..não saberás a que hora sobre ti virei… (Ap 3;3).
Simples
Assim!
Por
outro lado, tenha a plena certeza, que eu não estou aqui ajustando uma data e hora para o arrebatamento, e o dia da
vinda do Senhor está escondido para a maioria dos mortais, mais apenas estou
apontando uma possibilidade e essa possibilidade só nos deve motivar a fazer
uma faxina da nossa casa espiritual. Afinal Jesus nos falou sobre os
sinaisque nos permitem saber a proximidade que Ele está “mesmo à porta”
– a melhor resposta diante das críticas é ver que poderá ser tarde demais e a porta da graça se fechará para sempre.
Apocalipse
3:20
O
que o (Tanach) e o Novo Testamento nos diz sobre o porquê da
importância davigilância nos
últimos dias de certos eventos proféticos e circunstâncias contidas na
Torá, nos quais nos indicam quando será o momento certo do retorno do Senhor
para arrebatar a igreja? Ao saber esta
resposta através deste artigo, você poderá ficar surpreendido!
Jesus
apareceu aos seus discípulos, muitas vezes após sua ressurreição dentre os
mortos. Ele passou um tempo com eles e explicou-lhes.
(Lucas
24:27)
”E
começando por Moisés e
os Profetas, explicou-lhes o que foi dito em todas
as Escrituras sobre si mesmo.
As
suas instruções finais aos discípulos são registradas em Atos 1:6-11
logo abaixo:
6 Aqueles, pois, que se haviam reunido
perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é
nesse tempoque restauras o
reino a Israel? “Respondeu-lhes: A
vós não vos compete
saber os tempos ou as épocas, que
o Pai reservou à sua própria
autoridade. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o
Espírito Santo, e ser-me-eis
testemunhas, tanto em
Jerusalém, como em toda a
Judéia e Sumária, e até
os confins da terra.” Tendo ele dito estas coisas, foi levado para
cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto
ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, “os
quais lhes disseram:Varões galileus, por que
ficais aí olhando para o céu? 11 Esse
Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim
como para o céu o vistes ir..”
Por favor, considere que esta declaração de Jesus sobre “os
tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade”
foi dado somente aos discípulos – não era naquele momento ser
o foco no início do ministério dos discípulos saberem o tempo que Jesus restauraria
o reino a Israel (pois este tempo estava muito distante deles
2000 anos nos últimos dias), mas sim foi lhes dito que o foco da sua atenção
deveria ser agora a divulgação da Boa Nova do Evangelho ao
mundo todo. Pode não ser adequado para tomar essa afirmação amplamente aplicável
para cada pessoa que viverá nos últimos dias perto da volta de
Jesus Cristo. O Evangelho está sendo pregado em todo mundo através da internet,
rádio, televisão como nunca antes! Israel já retornou a sua terra em 1917
(independência 1948) então só falta o Rei dos reis há seu tempo retornar, até que Ele ponha os seus inimigos por escabelo dos
seus pés. (Sl.110:1). Estamos, portanto quase há 93 anos deste que Israel
voltou a sua terra em 1917 com a Declaração Balfour depois da
Primeira Guerra Mundial e 63 anos deste que saiu um decreto da Onu de 1947 que
possibilitou a independência do Estado de Israel em 1948. Em 2017 se completa
70 anos desde então, e lembramos que Ele havia dito que não passaria certa
geração. Quantos anos é uma geração na Bíblia você sabe? Eu não sei,
mas a Bíblia nos dá certa pista neste sentido.
Mt:24:34
34 Em
verdade vos digo que não passará
esta geração sem que todas essas coisas se cumpram. 35 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras
jamais passarão. Mc
13:31
Sl.90:10
10 Os dias da nossa vida chegam há setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam há oitenta
anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos
voando.
Daniel 9:2
2 No primeiro ano do seu reinado, eu,
Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que
falara o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as
desolações de Jerusalém, era
de setenta anos.
[Bem isto em Daniel 9 foi no
tempo do cativeiro da Babilônia]. Mais também poderia ser para os nossos
dias, talvez sim ou talvez não!
Mas, independentemente do alcance dessa
declaração, é preciso considerar todo o conselho de Deus como cristãos, devemos
estar intensamente interessados no tempo e as circunstâncias do retorno do
Senhor para que não sejamos achados
despreparados (Mt 25,1-13) e não surpreendido: “Mas vós, irmãos,
não estais em trevas, para que esse Dia vos surpreenda como um ladrão.” O Dia “que é
mencionado em 1 Tessalonicenses 5:4 será discutido
posteriormente nesta lição.
É um fato na Escritura que o
tempo (o dia e ano) e as circunstâncias do retorno do Senhor tem sido
um tema que tem interessado no passado a vários grupos decredibilidade:
1) Os Profetas.: Em 1
Pedro 1:10,11, encontramos o seguinte texto:
“Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que
profetizaram da graça que para vós era destinada, Gn 49:10; Dn 2:44; Ag 2:7; Zc 6:12. indagandoqual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos
que a Cristo haviam de vir,
e a glória que se lhes havia de seguir.” Dn 9:24;Sl 22:6; Is 53:3;
2) Os
Anjos.: A mesma passagem em 1 Pedro 1:12 conclui:
“Aos quais foi revelado que não para si
mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que
agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos
pregaram o evangelho; e
para os quais os
anjos anseiam observar para essas coisas. ”.
3) Os
Discípulos. Em Mateus 24:1-3,
1 Ora,
Jesus, tendo saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os
seus discípulos, para lhe mostrarem os edifícios do templo. Mc 13:1; Lc
21:5;
2 Mas
ele lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não se deixará
aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. Lc 19:44;
3 E
estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular,
dizendo: Declara-nos quando
serão essas coisas, e que
sinal haveráda tua vinda e
do fim do mundo. Mc 13:1; Mc
13:3; Lc 21:7; At 1:6;
Em
outras palavras, não é errado olhar para o tempo e as
circunstâncias de quando se
dará a época do retorno de Jesus Cristo. Até os anjos olham para estas coisas.Seria errado dizer com 100% de certeza que você
sabe a data exata e a hora, mas não é errado estudar as profecias e
tentar determinar uma data.
Vejamos
então nesta declaração de Jesus que disse: “ninguém sabe o dia ou hora…”“A fim de
compreender plenamente o que Jesus estava dizendo sobre o referido verso deMateus
24:36 e 44, mais antes precisamos entender o significado na Torá sobre as Festas do Senhor e do significado
de certas expressões idiomáticas judaicas, como “a última trombeta” significam.
Vamos
começar então?
Ok,
As festas
do Senhor são encontradas em Levítico capítulo 23. A
Bíblia nos diz que as festas eram para nos ensinar algo sobre
o Messias (Cristo Jesus).
Colossenses
2:16
16 Ninguém,
pois, vos julgue pelo
comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de
lua nova, ou de
sábados, 17 que
são sombras das coisas futuras; mas o corpo é de Cristo. Hb 8:5; Hb
10:1.
Os festivais
do Senhor são divididos em duas categorias: os festivais de primavera e as festivais de
outono em Israel estabelecidas pelo Pentateuco (A Torah).
Festivais da Primavera
A festa
da Páscoa (no hebraico é Pessach, significando
passagem).
A festa
de Pães Ázimos (matzá no hebraico é um tipo de pão
assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo).
A festa
das Primícias (no hebraico é habicurim.
As Primícias era comemorada 3 dias e 3 noites depois da Páscoa (Lv.23:12 –
). Mt 12:40 Pois, como Jonas esteve [três] dias e [três]
noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem [três]
dias e [três] noites no seio da terra.
A festa
de Pentecostes (Pentecostes de
origem grega significa “quinquagésimo” que é comemorada 50 dias depois
da Páscoa. A Festa de Pentecostes é denominada em hebraicode Shavuot,
que é o plural de semana.
Festivais de Outono
(Rosh
Ha’Shanah) Festa das Trombetas
(Yom
Kippur) Dia do Perdão
Tabernáculos
(Sucot)
Os Festivais da Primavera nos diz sobre
cumprimento desta lei da Tora com relação de como seria a primeira
vinda do Messias e o centro destas 4 festas do Senhor e em torno da
sua morte, sepultamento e ressurreição do Messias Jesus Cristo e o recebimento
do Espírito Santo em Atos 2 (em Pentecostes).
Os Festivais de Outono fala da
segunda vinda e girava em torno da ressurreição dos mortos, da
coroação do Messias, do casamento do Messias e do
reino do Milênio do Messias.
Levítico 23:1-4 nos diz:
1 Depois disse o Senhor a Moisés: 2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas fixasdo Senhor, que proclamareis como
santas convocações, são estas:
3 Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação; nenhum trabalho fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas habitações. 4São estas as festas fixas do Senhor, santas convocações, que proclamareis [o festival] no seu tempo determinado:
No português a palavra “festa” na Escritura acima é a
palavra hebraica “Mo’ed“, o que significa um
tempo determinado pelo Pai na Torá, em um tempo exato,
ou que pode cair em uma das estações do
ano.
Gn 1:14
14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu,
para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações e
para dias e anos;
Ou seja, no verso acima de Gn 1:14: e para estações
do ano [para determinar as minhas festas nestes dias ou no hebraico
festa é a palavra mo’ed]
Assim Levítico 23:1-4 e Colossenes
2:16 estão juntos a nos dizer que as festas do Senhorem Israel são
para serem realizadas em tempos determinados [mo’ed], pelo
Pai, para o cumprimento de profecias relativa ao Messias, em um momento
pré-ordenado pelo Pai, para cumprir determinadas condições da nossa redenção
executada pelo Messias.
Gálatas 5:1, 6 diz:
1 Ora,
digo que por todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere de um
servo, ainda que seja senhor de tudo; 2 mas está debaixo de tutores e curadores até
o tempo determinado pelo pai. 3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à
servidão debaixo dos rudimentos do mundo; 4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus
enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, 5 para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
“As festas do Senhor“, como encontrado em Levítico
23:02 são chamadas de “Santas Convocações” em Levítico
23:04.
Assim, podemos entender também que estas festas ou festivais deveriam
ser “ensaios”anuais dos futuros acontecimentos e eventos no plano da
redenção da humanidade. Nós podemos ver aqui logo abaixo claramente o
cumprimento das festas da Primavera nosacrifício expiatório
de Jesus o Messias.
Faça
o download do software do calendário gregoriano & Judaico aqui neste link abaixo:
A Lua
Nova está escrito em hebraico no calendário como Rosh Chodesh.
As datas em preto é a
data no calendário gregoriano.
As datas em azul a
direita (dentro do quadro) é a
data no calendário judaico.
Festa da Páscoa – A morte de Jesus na cruz (a madeira
da árvore).
Festa
de pão ázimo – Sepultamento de Jesus por três
dias e três noites. Jesus foi colocado na cruz no dia 14 de Nisan
(terça feira) passando no seio da terra (quarta) (quinta) (sexta) (sábado
depois do por do sol) (domingo de ressurreição). 72 horas ou três dias e três
noites.
Os traços queimados na horizontal nas matzá parecem que
representam muito bem o corpo de Jesus Cristo antes da crucificação, no qual a
apele de suas costas,foram dilaceradas pelas chicotadas dos romanos!
Festa
das Primícias – Ressurreição de Jesus no último dia da festa das Primícias no domingo.
Ressurreição de Jesus Cristo no último dia da festa das Primícias no domingo(Jo.20:1).
Festa
de Pentecostes – Derramamento do
Espírito Santo no dia da Festa de Pentecostes, festa
esta comemorada 50 dias depois da Páscoa. Este evento
histórico na igreja que não
se repete mais. Foi o dia que se deu o início da era da graça da igreja
de Jesus Cristo. No tempo de Moisés (Moshe) foi também o dia da entrega
da Torah para os israelitas no deserto no monte Sinai, dia este que não se repete mais.
Eu não posso falar agora detalhes de como Jesus cumpriu
todos os festivais acima neste momento, mas vamos dar uma breve olhada em como
Jesus cumpriu a Páscoa.
Reconhecendo que a Festa da Páscoa foi
dada pelo Pai, para ser um ensaio da primeira vinda de Jesus Cristo o seu
Filho, a Páscoa é, então, uma cerimônia que estava a
ser observada em memória do passado e na preparação para o futuro. Então
vamos dar uma olhada como Jesus cumpriu fielmente a lei de Moisés relativo a
festa da Páscoa.
Mateus 5:17,18…
17 Não penseis que vim destruir a lei ou os
profetas; não vim destruir, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o
céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um
só til, até que tudo seja cumprido. Lc 16:17; 19 Qualquer,
pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos
homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os
cumprir e ensinar será chamado grande no reino
dos céus.
Muitos anos depois da Páscoa no Egito, uma pessoa
chamada de João Batista, apontou para Jesus e declarou: que
Ele era o Cordeiro de Deus (João 1:29). João, um tipo
de Elias, preparou o terreno para a vinda do Messias e Jesus Cristo que foi
proclamado como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Jesus apareceu e seu ministério durou cerca de três e anos e meio. No
final da época, no décimo dia de Nisan/Abib (março), o Sumo
Sacerdote (o Cohen Gadol) se dirigiu para fora da cidade de Jerusalém e
Betânia, onde estava um cordeiro para ser morto. O cordeiro foi levado de volta
para a cidade através de ruas com milhares de peregrinos com o canto de
Hallel (Salmos 113-118). Na liturgia deHoshaná Rabá diz que o Messias
virá para o Monte das Oliveiras e chorar sobre a
cidade. Isso aconteceu em Lucas 19:41. Os habitantes de Jerusalém
também acenaram com ramos de palmeira quando Jesus entrou na cidade
montado em um jumento, em cumprimento deZacarias 9:9. Hoje em dia, 10 de
Nisan é conhecido como o Domingo de Ramos na comunidade não-judaica.
O cordeiro que seria morto pelo sumo sacerdote foi
levado ao templo e colocado em um lugar de exposição de destaque. Da mesma
forma, Jesus, o Cordeiro de Deus, foi exposto em público quando ele entrou
no templo e passou quatro dias no meio do povo, os saduceus, os fariseus e os
escribas, como os líderes fizeram a Jesus as suas mais difíceis perguntas.
Jesus foi questionado na frente da multidão durante quatro dias, mostrando-se
sem mácula, cumprindo Êxodo 12:5.
No décimo
quarto dia de Nisan, na terceira hora do dia (09h00), o Sumo
Sacerdote, tomou o cordeiro e subiu ao altar para que ele pudesse amarrar o
cordeiro no lugar no altar. Ao mesmo tempo, naquele dia, Jesus foi amarrado à
madeira, no Monte Moriá (Marcos 15:25). Na hora do sacrifício no décimo
quarto dia a tarde (03h:00) para a Páscoa (Êxodo 12:6), oSumo
Sacerdote, subiu ao altar, cortou a garganta do cordeiro com uma faca, e disse
as palavras “Está consumado“. Estas são as palavras exatas, que disse
depois de dar uma oferta de paz a Deus, estava e finalizada a vontade do Pai
que Ele deu a Jesus Cristo que seria cumprida pelo Seu Filho em um tempo
determinado [no hebraico é Mo’ed] no dia exato da páscoa judaica, 14 de Nissan (Lv.23 – ver Êxodo 12:6 ). (ver Mateus 27:45-46,50).
Em Êxodo 12:8-9, somos informados do cordeiro
deveria ser assado antes do anoitecer. De acordo com o tratado da tradição oral
judaica no Mishnah Pesahim, o cordeiro foi assado em uma vara
vertical de romã. Esta vara da romã é representativa da árvore sobre a qual
Jesus morreu. O cordeiro era para ser destruído, e os seus intestinos eram para
ser removido e colocado sobre a sua cabeça. Assim, o cordeiro é referido
como sendo coroado para o “sacrifício“. Este é um retrato de Jesus,
no Salmo 22:13-18.
Deuteronômio
16:16 diz que toda a congregação de Israel era obrigado a estar presente
nas festas da Páscoa (Pesach), e na festa das semanas (Shavuot), ou Pentecostes
e Tabernáculos (Sucot). Isso explica por que todos estavam reunidos mais de um
milhão de peregrinos para testemunhar a morte de Jesus sobre a árvore que viam
de todas as partes da Ásia aonde os judeus na diáspora judaica ainda viviam
depois do cativeiro da babilônia (Mateus 27:1-26).
Atos 20:16
16 Porque já Paulo tinha determinado passar ao
largo de Éfeso, para não gastar tempo na Ásia. Apressava-se,
pois, para estar, se lhe fosse
possível, em Jerusalém no dia
de Pentecostes.
A
noite do décimo quinto dia de Nisan, Deus mandou o povo comer o
cordeiro com pão sem fermento (pão ázimo) (matzah) e ervas amargosas (maror), com suas sandálias em seus pés e
seus cajados nas mãos (Êxodo 12:6,8,11), porque naquela noite eles estão
deixariam o Egito. “Da mesma forma, devemos ser rápidos para aceitar a Jesus
em nossos corações e deixar o Egito, que representa o pecado e a idolatria do
mundo do mal“.
Jesus cumpriu totalmente a cada um dos Festivais
da Primavera. Não vou entrar em detalhes como Jesus cumpriu as outras
Festas da Primavera, porque o foco deste artigo que nos
interessa é a festa do Senhor de Rosh Ha’Shanah – a festa
de outono.
Os Festivais de Outono do Messias são a Festa
das Trombetas (Rosh Ha’Shanah), o Dia do Perdão (Yom Kippur), Tabernáculos (Sucot)
Estes Festivais nos falam sobre a segunda vinda de Cristo e o centro
em torno da ressurreição dos mortos e o arrebatamento, o dia
do retorno do Messias, da coroação do Messias, o casamento do
Messias, e o reino de mil anosdo Messias.
No
início do outono, 30 dias antes do Rosh Ha’Shanah, a temporada começa a teshuvá;
a palavra teshuvá no hebraico significa retorno ou arrependimento (durante
este período as pessoas estão examinando as suas vidas e se
arrependendo antes que seja tarde demais). Então, começando com Rosh
Ha’Shanahm o período final de 10 dias que começam, conhecido como os “dias
temíveis“. Devemos notar que no sábado, que cai dentro deste prazo de 10 dias é
conhecido como Shabat Shuvah – ou o “Shabat do
Retorno(Arrependimento)”. Já podemos ver o retorno do
Messias embrulhado nesta liturgia judaica.
A Festa de
Rosh Ha’Shanah tem muitos nomes no judaísmo, que
é tema e linguagens na Bíblia judaica e comentários. Estes nomes são todos
importantes para que possamos compreender o significado profético deste
dia.:
1.Teshuvá (arrependimento),
2.Rosh Ha’Shanah (primeiro dia do ano
ou o cabeça do ano, nascimento do mundo foi neste dia),
3.Yom Teruah (o dia de acordar com a
Festa de toques das Trombetas) ,
4.Yom HaDin (o Dia de alerta para o dia
do Juízo final),
5.HaMelch (a coroação do Rei Messias),
6.Yom HaZikkaron (Dia da Memória ou
memorial),
1.O tempo de angústia de Jacó (dores de
parto do Messias),
2.A abertura dos portões,
3.Kiddushin/Nesu’in (que é a cerimônia
de casamento),
4.A ressurreição dos mortos
(arrebatamento),
5.A última trombeta (o toque do shofar
de Elohim),
6.Yom Hakeseh (o dia escondido).
O dia de Rosh Ha’Shanah é conhecida como
a “Festa da última Trombeta“, porque a cada dia durante Teshuvá (exceto para o
trigésimo dia), o shofar é tocado depois de cada culto da manhã – o som do
shofar é um convite ao arrependimento – arrepender-se antes Rosh
Ha’Shanah é imprescindível (quando a última trombeta é soprada
e, portanto, também é conhecido como o Dia do Despertar com o sonido de
trombetas), ou você vai encontrar-se nos Dias Temíveis (definido logo
abaixo). O toque da trombeta é uma mitsvá, que significapreceito,
ordenada expressamente na Torá (Pentateuco) e antecedido por uma benção
especial para o judeu crente.
Deus sempre advertiu ao Seu povo antes
do julgamento (Nínive e etc…). Assim, por 30 dias (exceto a última), o shofar
(chifre de carneiro) soa como um apelo ao arrependimento,
mas depois do Rosh Ha’Shanah – é Yom HaDin, o Dia do Juízo
Final aonde Deus se senta para o julgamento e ai é muito tarde para evitar
os dias Temíveis e conseqüentemente a ira de Deus.
Yom Kippur, Judeus em jejum e orações no Cotel ou Muro das
Lamentações.
De acordo com o Talmud (Rosh Ha’Shanah 6b) no Dia
do Juízo Final depois do (Rosh Ha’Shanah) observou-se que Deus iria
sentar-se no tribunal e todos os homens seriam julgados. Três grandes livros
serão abertos e cada homem é pesado na balança e colocado em três categorias: os
que são todos justos, os ímpios, e uns que são intermediários, cujo
destino ainda não está fechado (selado).
Os
rabinos ensinavam que neste momento os justos são separados e vão estar com
Deus emRosh Ha’Shanah e depois no tribunal no Yom Kipur –
Este termo Rosh Ha’Shanah eYom Kipur poderia ser considerado
semelhantemente pelos cristãos, como sendo oarrebatamento e julgamento (este
último será no tribunal de Cristo) (ver Romanos 14:10 – 2 Coríntios 5:10 ).
Então também os ímpios irão enfrentar a ira
de Deus durante os dias restantes finais da tribulação no Yom Kipur (estes
são os dias temíveis) e eles nunca vão se arrepender. Mas a pessoa
média, ou os intermediários, tem até o Yom Kipur
para se arrependerem e aceitarem o Messias Yeshua (Jesus Cristo) e serem salvos
da ira, ou até que o seu destino seja selado por Deus para
sempre, em outras palavras, eles têm até o último dia de Yom
Kippur final do período da tribulação para se arrependerem e voltar para
Jesus Cristo. Estes dias entre o Rosh Ha’Shanah e o Yom Kipur é marcado pelo
judeus com jejum e orações a Deus, é dia de pedir perdão ao próximo e a Deus.
Atos 2:20,21.
20 O sol
se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o
grande e glorioso dia do Senhor. 21 e acontecerá que todo
aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.Joel 2:32
“A abertura dos portões” em Rosh
Ha’Shanah.
Uma das expressões judaicas para o Rosh
Ha’Shanah é “a abertura dos portões“.
Isaías 26:2
2 Abri as portas, para que entre nela a nação justa, que observa a verdade.
Salmos 118:19,20
19 Abre-me
as portas da justiça, para que eu entre por elas e dê graças ao Senhor. 20 Esta
é a porta do Senhor; por ela os justos entrarão.
Lucas 13;24
24 Porfiai por entrar pela porta estreita;
porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.
João 10:9
9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim,
salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
Para um judeu, o termo “as portas estão abertas”
se tornou um idioma para significar o dia de Rosh Ha’Shanah, assim como
nós entendemos, por exemplo, que em Efésios 4:30, onde diz “ser selado até
o dia da redenção” refere-se ao Yom Kipur, o Dia
da Expiação. Vemos outro idioma em 1 Coríntios 13:12 (“Porque agora vemos por espelho em
enigma, mas então veremos face
a face. Agora, conheço em parte, mas então conhecerei como
também sou conhecido“). “Face a face” é uma expressão judaica para Yom
Kipur, o Dia da Expiação, quando o Sumo Sacerdote (O Cohen
Gadol) entrava nos Santos dos Santos no Templo de Jerusalém e era
“face a face” estava com Deus, quando ele aspergia
o sangue do cordeiro no sacrifício no propiciatório no dia de Yom kipur (No
décimo dia depois de Rosh Ha’Shanah, que geralmente cai no mês de setembro.
Então
os portões do céu estarão sendo abertos para a
vinda de Jesus Cristo emRosh
Ha’Shanah e sempre
fechados no dia
de Yom Kipur (Neílah –
significa em hebraico o fechamento dos
portões). Yom Kipur é a comemoração
judaica do Dia da Expiação ou Perdão. É um dos Yamim Noraim (hebreu, “nos Dias
do Temor”). Os Yamim Noraim consistem em Rosh Há’Shaná (Ano Novo), os dez
dias do arrependimento, e culminam com Yom Kipur. No calendário hebreu, Yom Kipur
começa no anoitecer do nono dia do mês de Tishrei, e continua até o anoitecer
do seguinte dia. Yom Kipur culmina com o soar do shofár, que marca a
conclusão do jejum.
Anteriormente eu não havia mencionado que o shofar
não soou na véspera de Rosh Ha’Shanah. Um vislumbre da razão para isto é
encontrada em outro idioma ainda para Rosh Ha’Shanah. Rosh Ha’Shanah
também era conhecido como “Yom Hakeseh” – um dia escondido por algumas
razões.
É a única festa de outono que ocorre na lua nova (invisível
ou oculta).
É um dia de se esconder, pois sua aparência era
para ser escondida de Satanás. Assim como Satanás não entendeu o plano da
redenção (a cruz – ver 1 Cor 2:7-8), simbolicamente, oDia do Juízo era
para ser escondido de Satanás também. Esta foi à convicção do primeiro século
que os crentes nunca diziam quando o dia de Rosh Ha’Shanah aconteceria,
pois eles só diziam: “Daquele dia e hora ninguém sabe, só o Pai“.
Uso de Jesus da presente declaração “Daquele dia
e hora ninguém sabe, só o Pai“, no primeiro século teria sido entendido
como expressão ainda para outro Rosh Ha’Shanah no futuro nos últimos
dias – é o único dia em todo o ano, que foi referido pelos judeus do
primeiro século, como um dia escondido ou o dia em que ninguém conhecia de antemão a hora exata que
ocorreria, por causa da conjunção da lua para Nova. Também é interessante que,
desde que sempre esta festa começou na lua nova, nos tempos antigos, o
tribunal rabínico tivera esta regra, quando na verdade ela havia começado, e já
que era impossível para que todos soubessem, mesmo que apenas em Jerusalém, os dois
dias de Rosh Há’Shanah foi colocado no lugar que, na opinião
rabínica ainda é considerado como um “Yoma arikta“- um dia longo e
escondido.
Mas quando chegou o dia em que também era
conhecido como Yom Teruah – o Dia do Despertar com
o sonido de trombetas. Teruah significa “despertar, ficar
alerta“, e é o tema associado Rosh Ha’Shanah – O despertar (Teruah)
também pode ser traduzido como a mensagem que significa – Abençoado é o
povo que conhece a Teruah. Teruah é um dos toques emitidos pelo
shofar. A primeira vinda do Messias está associada com uma mensagem em Zc
9:9 e mensagem final (da última trombeta) que ocorrerá no momento do
arrebatamento. Se for a explosão do tocar do shofar de Elohim ou a
força de uma mensagem sobrenatural de que Deus com um grande BRADO vai
nos levantar.
1 Tessalonicenses 4:16-17
16 Porque
o Senhor mesmo descerá do céu com grande
brado [barulho alarido], à
voz do arcanjo, ao som da trombeta de
Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Mt 24:31; 1Co 15:52; 2Ts 1:7; 17 Depois nós, os
que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas
nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o
Senhor. 18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas
palavras.
Sempre que os rabinos vêem a frase, “desperta, ó
Israel“, que seria identificar os versos com alguma coisa como o Rosh
Ha’Shanah.
Também deve ser salientado que no judaísmo, há três
trombetas (ou shofarim) que tinhacada uma um nome. São
estes os nomes: A Primeira Trombeta, a Última Trombeta, e a Grande Trombeta.
Cada um dessas Trombetas indicava um dia festivo específico do ano
conforme diz em Levítico 23.
. A Primeira
Trombeta é soprada no dia de Pentecostes (Shavuot) e
proclamou que Deus havia prometido a si mesmo a Israel.
. A Grande
Trombeta é soprada no Yom Kippur, que marcará o retorno do
Messias, de volta a Terra para o julgamento.
. A Última
Trombeta é também relacionado com Rosh
Ha’Shanah, é quando os portões do Céu se abrirão e os justos
entrarão com um (arrebatamento).
I Cor. 15:52
52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da Última Trombeta [no Rosh Ha’Shanah] ; porque a
trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós
seremos transformados. Mt 24:31; 1Ts
4:16.
Portanto, a nossa compreensão do primeiro
século do termo “ninguém sabe o dia e a hora…” é uma expressão
desse dia de que se refere a festa de trombetas de Rosh Ha’Shanah. Rosh
Ha’Shanah é por si só o sinônimo da última trombeta na Tora e,
nesse dia, o arrebatamento pode ocorrer em qualquer Rosh
Ha’Shanah nos anos vindouros, porque as portas do céu
estarão abertas neste dia. Rosh Ha’Shanah é um feriado de
dois dias em Israel que ocorre depois quando a lua vai ficando totalmente
escura para a lua nova, que uma vez que esta é invisível, era
conhecido como um dia escondido no período de dois dias de 48
horas que depois era declarado por duas testemunhas oculares (levitas
do Templo) que observavam quando a lua nova se mostrava com uma
pequenina réstia para uma lua crescente e ai era declarado o
momento oportuno deste dia ao Sumo Sacerdote que declarava este dia de festa da
última trombeta para o povo se preparar para o arrependimento antes do dia
temível deYom Kippur. O Yom Kippur é conhecido no judaísmo como o
dia depois do casamento! O Yom Kippur começa no crepúsculo que
inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishrei (o que coincide com
setembro ou outubro), continuando até ao seguinte ao pôr do sol.
Com base neste entendimento, eu não ficaria surpreso que em algum dia de Rosh Ha’Shanah no futuro próximo, vamos ouvir a última trombeta e a mensagem do arcanjo, eos mortos em Cristo ressuscitarão primeiro e depois nós o que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles até as nuvens a encontrar Jesus Cristo nos ares.
O próximo dia de Rosh Ha’Shanah de 2010,
começa ao por do sol da quarta feira do dia 8 de
setembro (Erev R. Ha’Shanah) (9 setembro – Rosh Ha’Shanah 1 –
quinta-feira) e (10 de setembro Rosh Ha’Shanah 2 – sexta feira), mas desde que
será vigiado durante os dois dias (9 e 10), “ninguém sabe exatamente o
dia ou hora… Somente o Pai sabe”, mas certamente saberemos o tempo
aproximado que Ele poderia vir nas nuvens e estar mesmo à porta se
VIGIARMOS ESTES DOIS DIAS! (veja Apocalipse 4:1 abaixo) Você
está pronto vigiando para ir até Jesus Cristo antes que à porta do céu seja
fechada?
Agora que você tem esse entendimento, quando
olhar para o Apocalipse 4:1, provavelmente este verso terá muito mais
significado para você, de que você nunca tenha percebido ou visto antes!
Apocalipse 4:1
1 Depois
destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu, e a
primeira voz que ouvira, voz como de trombeta, falando comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que
depois destas devem acontecer.
Se o arrebatamento não for no dia de Rosh
Ha’Shanah deste ano de 2010, só será por graça e erro de cálculo de
calendário e que Ele nos deu mais tempo para fazer a colheita antes de fechar a porta para sempre (Neílah) ou então o arrebatamento
pode acontecer quase no término da grande tribulação. Na última prece do
serviço, Ne’ilah, o quinto e mais elevado nível da alma é revelado, um
nível que é a quintessência da alma. “Ne’ilah” significa “trancar“, indicando
que naquela hora os judeus estão trancados sozinhos com Deus. A essência de um
judeu é mesclada e unida à essência de Deus.
2 Timóeto 2:15
15 Procura apresentar-te
diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que
maneja bem a palavra da verdade.
A real pertinência apenas do presente no Rosh Ha’Shanah sendo o
arrebatamento é que nelepode acontecer em qualquer ano, destre os próximos Rosh
Ha’Shanah no futuro que pode estar chegando muito próximo de nós! E
esse fato deve ter um efeito purificador sobre cada um de nós para deixamos de
lado tudo o que entrava para nos preparar espiritualmente para encontrar com o
nosso Deus.
Se você ainda não reconheceu que Jesus Cristo é o
Messias, Senhor e Salvador da humanidade pela vontade do Pai, que morreu em seu
lugar para fazer expiação pelos seus pecados, então você precisam fazer isso
hoje e agora, porque o tempo é realmente curto.
Quando Deus disse que “estreita é a porta e
apertado o caminho que conduz à vida, e poucos encontram“, Ele quis dizer isso.
Você já encontrou (ou ainda está adiando). O
caminho é estreito que conduz à vida eterna ou você tem sido varrido pelas
filosofias vãs deste presente século? Você que é um crente em Jesus, ainda está
vivendo em pecado escondido? Deus vai livrá-lo da ira vindoura se você se
humilhar e clamar a Jesus o nosso Libertador.
Lembre-se: “Entrai pela porta
estreita. Por larga é a porta e amplo o caminho que conduz à perdição, e muitos
entram por ela.”(Mateus 7:13).
Seguimos finalizando….
Em Cristo,
© Copyright do Blog Apologia Judaica –
Todos os direitos reservados – 2010.
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Bom dia, queria deixar meu testemunho de conversão aqui. Eu era incrédula não acreditava na existência de Deus nem na Bíblia so acreditava em esoterismo energias boas e ruins ate o dia que fiz uma simpatia com sangue pra ganhar dinheiro com um livro que eu escrevia, muitos meses depois quando o livro estava quase pronto algo dentro de mim me dizia pra destruí-lo e assim fiz depois de pesquisar sobre o nome de uma das personagens Alice Bailey, 2 dias depois de ter queimado o material comecei ouvir vozes e ver luzes no teto do quarto a noite e notei que cortes no dedo haviam aparecidoa no que eu tinha cortado muito tempo atraa pra tirar o sangue, essa tormenta de vozes e luzes durou dias e numa noite eu ainda assustada coloquei numa pregação que parou de repente e uma voz que se identificou como o senhor começou falar coisas pessoais minhas inclusive disse que eu tinha muitos pecados mas no final falou algo estranho que não entendia porque eu não respondia as vozes daí me lembrei daquela passagem bíblica que diz que Satanás se traveste em anjo de luz depois disso fui internada no hospital onde os médicos me mantiveram amarrada e só quando sai de lá comecei entender porque Deuteronômio condena mexermos com feitiçaria e ocultismo por causa disso passei a crer na Bíblia e me converti a jJesu Cristo.
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